Desfile cívico do Rio Maina abre Semana da Pátria em Criciúma

Desfile cívico do Rio Maina - Foto de Fagner Santos (1)

Com o tema “Educação, a Esperança de Transformação”, a Semana da Pátria, organizada pela Secretaria Municipal de Educação, iniciou neste sábado (2) em Criciúma. O pontapé inicial das atividades alusivas à Independência do Brasil ocorreu com o desfile cívico-militar do distrito do Rio Maina. Mais de três mil pessoas, de 34 entidades, desfilaram na Avenida dos Imigrantes.

Estudantes da Escola Municipal de Ensino Infantil e Ensino Fundamental (EMEIEF) Filho do Mineiro, Júlia Campos de Oliveira e Lucieli Sabrina de Melo Perraro ascenderam o Fogo Simbólico da Pátria. “A Semana da Pátria reflete um dos momentos mais importantes da história do Brasil. Hoje comemoramos este ato histórico e fortalecemos nossa luta por um país melhor. As entidades estão de parabéns”, destaca o prefeito interino de Criciúma, Ricardo Fabris.

Os professores da rede municipal de ensino de Criciúma abordaram o tema da Semana da Pátria em sala de aula. “Informamos os alunos sobre a importância de valorizar os professores, além de mostrar os benefícios da leitura. Foi com este pensamento que nossa escola participou do desfile”, comenta a diretora da EMEIEF Ângelo Felix Uggioni, Raquel da Silva.

Para Samuel de Bona Freitas, estudante da EMEIEF Serafina Milioli Pescador, relembrar a Independência do Brasil através da Semana da Pátria é gratificante. “Hoje é um dia para comemorarmos. Esquecer a violência e as coisas ruins que acontecem no dia a dia. A Semana da Pátria é importante para todos os brasileiros”, afirma.

As atividades alusivas à Independência do Brasil seguem até quinta-feira (7). Nesta segunda-feira (4), às 9h, o 28° Grupo de Artilharia de Campanha (GAC) Severiano Martins da Fonseca realiza a troca da bandeira nacional no Parque Centenário. Na terça-feira (5) e quarta-feira (6), a Administração Municipal promove o hasteamento e arreamento da bandeira brasileira no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) câmpus Criciúma e na EMEIEF Serafina Milioli Pescador, no bairro Operária Nova.

Na quinta-feira, o desfile cívico-militar será realizado no Parque das Nações Cincinato Naspolini. O evento inicia às 8h e reunirá mais de 40 entidades. “Queremos que cada criciumense aproveite a Semana da Pátria para refletir sobre a Independência do Brasil. Foi em um dia 7 de setembro que o nosso país se tornou uma grande nação”, ressalta a secretária municipal de Educação, Roseli de Lucca.

Ana de Mattia  

Foto: Fagner Santos

Pin It