APCA divulga lista dos melhores do ano de 2013; confira

Bianca

A APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) escolheu os melhores do ano em várias categorias na noite desta segunda-feira (9), em assembleia que contou com 52 críticos do Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo. Em televisão, a premiação foi bem variada, pois produtos da TV paga e internet também foram reconhecidos.

Desta vez, os jurados não escolheram Melhor Novela, pois constataram que ninguém merecia o troféu deste gênero em 2013.

Assinam a lista dos melhores do ano nesta área: Alberto Pereira Jr., André Mermelstein, Edianez Parente, Fernanda Teixeira, João Fernando, Keila Jimenez, Leão Lobo, Paulo Gustavo e Cristina Padiglione.

A associação também escolheu os destaques em arquitetura, artes visuais, cinema, dança, literatura, música popular, música erudita, rádio, teatro, teatro infantil. A cantora Anitta, por exemplo, venceu como Revelação. No cinema, o Melhor Filme foi “O Som ao Redor”, de Kleber Mendonça Filho. Denise Fraga venceu como Melhor Atriz pelo longa-metragem “Hoje”.

A festa de entrega da 57° Edição do Prêmio APCA acontecerá no mês de março no teatro Paulo Autran, no Sesc Pinheiros, em São Paulo. A data ainda não foi definida.

Confira a lista de ganhadores em TV:

Melhor Ator: Mateus Solano (“Amor à Vida”, da Globo)

Melhor Atriz: Bianca Comparato (“A Menina Sem Qualidades”, da MTV e “Sessão de Terapia”, do GNT) e Elizabeth Savalla (“Amor à Vida”, da Globo)

Melhor Série: “Latitudes” (O2 Filmes, Youtube e TNT)

Melhor Direção: Felipe Hirsh (“A Menina Sem Qualidades”, da MTV)

Melhor Programa de Variedades/Entretenimento: “Amor & Sexo” (Globo)

Melhor Documentário/Jornalístico: “Presidentes Africanos” (Cinegroup, licenciado para Discovery Civilization e Band)

Melhor Infantil: “Historietas Assombradas para Crianças Malcriadas” (Glaz/Cartoon)

Menções Honrosas: Canal Arte 1 (Grupo Bandeirantes), pela iniciativa de um canal de cultura, e o revival do “Sai de Baixo” (Viva), pela iniciativa, inédita no Brasil, de refazer pela TV paga uma série de TV aberta com o mesmo elenco, anos após o seu fim

RD1

Pin It