Diabetes podem provocar mais rugas: veja 11 alimentos que aceleram o processo

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A diabete é uma doença grave, crônica, cada vez mais frequente e que provoca hiperglicemia e resistência à insulina. Nos últimos anos, o quadro tem aumentado muito, principalmente, na população idosa e pode apresentar complicações, como insuficiência renal, arteriosclerose, comprometimento ocular, entre outros. Porém, pouca gente sabe, mas há uma relação entre a doença e o envelhecimento da pele. E, consequentemente, existem alimentos que favorecem o diabetes e aceleram o aparecimento das marcas de expressão.

Alimentos que contribuem para diabetes e envelhecimento

Segundo a dermatologista Denise Steiner, a pele do diabético é mais seca e cicatriza com dificuldade. Esses fenômenos estão relacionados com o processo de glicação proteica, que ocorre quando uma molécula de glicose (açúcar) adere a uma molécula de proteína e, sem a ajuda das enzimas necessárias, forma moléculas mais complexas chamadas AGEs.

“Essas cadeias, com uma ligação muito forte entre o açúcar e a proteína, se tornam moléculas permanentes endurecendo o colágeno (proteína)”, explica. E qualquer pessoa produz mais AGEs quando ingere alimentos com alto índice glicêmico, ou seja, aqueles que se transformam em glicose rapidamente.

Esses alimentos provocam picos de açúcar no sangue, o que resulta em inflamação. “Grelhar a carne de um churrasco ou caramelizar cebolas, verduras, frituras, levam a formação excessiva de AGEs. Cozinhar batatas ou alimentos ricos em amidos pode gerar a formação de uma substância tóxica, como a acrilamida que por sua vez intensifica a ação dos AGEs”, cita a médica.

Além disso, conheça que outros alimentos que podem acelerar o processo de envelhecimento da pele:

1. Todos os alimentos cozidos em altas temperaturas;

2. Alimentos cozidos a baixas temperaturas por períodos longos, sem líquido;

3. Carnes na brasa, carnes assadas no fogo;

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4. Aves, como frango e peru assados até que a pele fique dourada;

5. Alimentos fritos;

6. Nozes e sementes assadas ou torradas;

7. Alimentos assados e embalados, de cor marrom-escura acentuada;

8. Lanches ou alimentos prontos (batatas chips, pretzels, etc);

9. Fast-foods, a maioria, que tem gorduras trans;

10. Café que tem os grãos torrados até escurecer, o que favorece a formação de AGEs;

11. Todos os tipos de refrigerantes pelo alto o teor de açúcar, presença de xarope de milho com alto teor de frutose e benzoato de sódio, um conservante comum que pode ser cancerígeno.

Bolsa de Mulher.

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