Alunos da escola Hercílio Amante recebem orientações sobre trânsito

Escola Municipal Hercílio Amante - Divulgação 01

O programa de Educação para o Trânsito, desenvolvido pela Autarquia de Segurança, Trânsito e Transporte de Criciúma (ASTC), chegou à Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental (EMEIEF) Hercílio Amante, no bairro Floresta. Nesta terça-feira (23), a equipe de Coordenação de Educação para o Trânsito desenvolveu atividades de conscientização com crianças de 6 a 9 anos, que frequentam o 1º, 2º e 3º ano do ensino fundamental. As orientações fazem parte do movimento Maio Amarelo, que tem como tema “Minha Escolha Faz a Diferença”.

De acordo com o coordenador de Educação em Trânsito da ASTC, Rodrigo Uliano, os alunos vivenciaram as regras de trânsito como pedestres e ciclistas. “Queremos que as crianças aprendam, ao mesmo tempo que se tornem fiscalizadores dos pais e familiares enquanto dirigem, ou enquanto estão atravessando as vias públicas. Hoje muitos acidentes se dão apenas pela falta de respeito por parte dos motoristas e pedestres, que em alguns momentos não respeitam a sinalização de trânsito. Como acreditamos que a orientação é a melhor saída para que tenhamos um trânsito seguro, seguiremos levando informação para a população através dos alunos”, comenta.

Ao todo, até esta quinta-feira (25), a equipe atingirá 12 turmas da escola Hercílio Amante. Na quinta, a palestra atenderá crianças com idade entre 8 e 11 anos, que frequentam o 3º, 4° e 5º ano na instituição. Além de orientar algumas turmas, a equipe da ASTC realiza a entrega de materiais educativos aos estudantes.

Conforme o gerente de Educação em Trânsito da ASTC, Rémerson Luiz Vicência, a mudança de comportamento das pessoas está baseada no estímulo recebido. “Se continuarmos inserindo um discurso correto junto aos estudantes, eles atuarão como multiplicadores dessas informações, dentro de suas casas, na casa de vizinhos, fazendo com que as pessoas repensem seu comportamento no trânsito. É muito importante que as pessoas se conscientizem que precisamos ter um trânsito mais seguro e organizado. Estamos buscando trabalhar com as crianças de forma lúdica”, destaca.

Para a auxiliar de direção da EMEIEF Hercílio Amante, Sinara Bonfante de Souza, os alunos aproveitaram o primeiro dia de atividades, já que os profissionais têm procurado realizar de maneira prazerosa. “Essa atividade ajuda muito no trabalho de orientação dentro e fora da escola, já que a maior parte das crianças leva para dentro de suas casas tudo o que aprendem dentro da instituição. Eles têm recebido muitas dicas de segurança, criando assim novos conhecimentos. Eles aprenderam o procedimento correto quanto a travessia na faixa de pedestre, o significado do semáforo, entre outras coisas, que com certeza levarão para a vida toda”, ressalta.

Agendamentos de Educação para o Trânsito

As escolas públicas e particulares que tiverem interesse em participar das atividades de Educação para o Trânsito da ASTC devem agendar pelo telefone (48) 3462-3800 ou pelo e-mail:[email protected].

Empresas também podem entrar em contato para que seus funcionários participem de palestras e cursos educativos no trânsito. Todo trabalho prestado é realizado de forma gratuita.

Milena dos Santos

Pin It