Campanha da Fraternidade é tema de Tribuna Livre

DSC_0041

A Campanha da Fraternidade 2017 foi o tema da Tribuna Livre na Sessão de hoje (21/3), no Legislativo. O Pe. Joel Savio foi quem falou do tema, por solicitação do vereador Salesio Lima (PSD). Este ano o tema será sobre: “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida“, tendo como lema “Cultivar e guardar a Criação“.

Com esse lema a igreja quer chamar a atenção para a diversidade de cada bioma e a necessidade do respeito à vida e à cultura das pessoas que vivem neles. A Campanha da Fraternidade 2017 tem como temas eixos a vida e as suas expressões, viver a quaresma intensivamente e comprometer autoridades públicas com a responsabilidade sobre o meio ambiente.

O Pe. Joel Savio destacou que o objetivo principal da Campanha é cuidar da criação, de modo especial dos biomas brasileiros, dons de Deus, e promover relações fraternas com a vida e a cultura dos povos, à luz do Evangelho.

Segundo ele, a cidade de Criciúma tem 3% da mata atlântica preservada e conta, apenas com 1,98% de cobertura original vegetal, segundo IPAT/Unesc. Sobre a qualidade da água e relatou que um dos rios mais poluídos do mundo, é o rio Mãe Luzia. “Assim como também temos um perigo que se cria com a dificuldade de uma única barragem”, acrescentou. Ele também pediu atenção dos vereadores em relação aos projetos referentes às áreas de preservação, e falou da gruta nossa senhora de Lourdes que hoje está “exprimida” devido a construção civil.

 

Vereador pede limpeza na malha ferroviária

O vereador Dailto Feuser (PSDB) entrou com requerimento à Administração da FTC – Ferrovia Tereza Cristina S/A, solicitando o cronograma de limpeza da malha ferroviária neste Município, devido ao acúmulo de lixo e entulhos diversos ao longo desta. O requerimento foi aprovado por unanimidade.

 

Edil pede informações sobre possibilidade de estender atendimento no Posto de Saúde

O vereador Moacir Dajori (PSDB) está solicitando informações ao Chefe do Poder Executivo Municipal que seja informado se há possibilidade de estender o período de atendimento médico da extensão do ESF-CSU – Centro Social Urbano, do Loteamento Santa Isabel, Bairro Linha Anta. “Ressalta-se, por oportuno, que o atendimento é prestado à respectiva comunidade e à da Vila Selinger, tão somente uma vez por semana, sendo necessário, porquanto, sua ampliação para, pelo menos, duas vezes na semana, a fim de ofertar maior eficiência e celeridade”, disse. A proposição foi aprovada por unanimidade.

 

Projeto que reduz salário é aprovado em segunda votação

Os vereadores de Criciúma aprovaram, em segunda discussão e votação, o Projeto de Lei Complementar PLC/PL 01/17 de autoria da Mesa Diretora que altera os vencimentos dos servidores temporários do Poder Legislativo e extingue a gratificação atribuída aos assessores parlamentares. Proposta passa a valer a partir de 1º de abril.

Daniela Savi

Pin It