CEIM Umberto Cesa representa Criciúma no concurso nacional Melhores Receitas

Melhores Recietas - Divulgação 01

Melhorar a qualidade da alimentação servida nas escolas da rede municipal é algo que as merendeiras da Prefeitura de Criciúma têm sempre buscado. A prova disso é a inscrição do Centro de Educação Infantil Municipal (CEIM) Umberto Cesa, do bairro Capão Bonito, na 2ª edição do concurso “Melhores Receitas da Alimentação Escolar”, organizado pelo Ministério da Educação (MEC) e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

De acordo com a diretora do CEIM, Célia Topanotti Lima Valim, a instituição que atende crianças de um ano e sete meses a 6 anos de idade, em tempo integral, busca ensinar para as crianças hábitos saudáveis de alimentação. “Levar uma alimentação saudável para as crianças é um desafio, já que boa parte dos pais não tem esse hábito. Acreditamos que quando se realiza um trabalho em conjunto no ambiente escolar, as ações se concretizam mais rápido e os resultados são surpreendentes. Foram várias tentativas até acertar o paladar que agradasse o gosto dos alunos. Nossos objetivos foram alcançados, pois além da redução do desperdício, as crianças passaram a aceitar melhor as saladas de cenoura e beterraba crua e também cozidas”, relata.

Desde 2005, o CEIM desenvolve ações voltadas à educação ambiental com o tema “Cuidar da natureza também é coisa de criança”, envolvendo todos os profissionais da unidade de ensino. Para participar do concurso, a merendeira Marcia Silva do Amaral criou a receita “bolo de arroz rosa”, que é rico em nutrientes, e servido às crianças com uma fruta, no lanche das 14h. Para preparar o novo lanche, a profissional utiliza sobras de arroz cozido, cenoura e beterraba crua.

Conforme a secretária municipal de Educação, Roseli de Lucca, toda novidade alimentar que as merendeiras realizam nas escolas é algo importante, pois tudo o que o aluno vivencia dentro do espaço escolar acaba refletindo no seu dia a dia. “As merendeiras são nosso braço direito para a produção de um alimento de qualidade. Tenho certeza que a participação desse lanche criado pela merendeira Marcia é algo que ela, e as crianças, vão guardar para sempre na memória, pois eles estão comendo melhor, e ela criou algo que vai nutrir os alunos e colaborar muito na sua formação. Espero que essa instituição fique bem colocada nacionalmente, e que outras escolas se inspirem”, destaca.

Milena dos Santos

Pin It