Conferência Municipal de Assistência Social reúne mais de 200 pessoas em Criciúma

Conferência Municipal de Assistência Social - Foto de Émerson Justo  (1)

Com a finalidade de avaliar a política da assistência social e deliberar diretrizes para aperfeiçoar, implementar e consolidar o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), foi realizado nesta terça-feira (4), a 11ª Conferência Municipal de Assistência Social de Criciúma, com o tema “Garantias de Direitos no Fortalecimento do SUAS”. Promovido pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), o evento ocorreu na Escola Superior de Criciúma (Esucri) e reuniu mais de 200 pessoas.

De acordo com a presidente do CMAS de Criciúma, Patrícia Vedana Marques, a iniciativa integra as políticas públicas de assistência social. “A Conferência Municipal é realizada a cada dois anos e tem o objetivo de analisar e avaliar, localmente, as diretrizes para a gestão e financiamento do SUAS, bem como discutir e propor melhorias no sistema para qualificar as políticas públicas. Durante o encontro, debatemos as estratégias de políticas públicas de assistência social, além de novas propostas”, explica.

Após a elaboração do regimento interno da Conferência Municipal e da palestra ministrada pelo mestre em Serviço Social, Antonio Sergio Curioni, o público foi dividido em quatro eixos para o debate e desenvolvimento de propostas de políticas públicas. As sugestões serão encaminhadas à Conferência Estadual. Também foram definidos dez delegados, sendo cinco governamentais e cinco não governamentais, para representar Criciúma na etapa estadual, programada para outubro.

“Conferências como esta são fundamentais para qualificar o SUAS. Em Criciúma, existem vários pontos de vulnerabilidade social que merecem atenção. É ouvindo e debatendo com os usuários que é possível verificar o que está sendo feito de maneira correta e o que deve mudar e melhorar. Este encontro municipal é fundamental para expor as necessidades da cidade na área de assistência social”, comenta o vice-prefeito de Criciúma, Ricardo Fabris.

Émerson Justo 

Pin It