Defesa Civil alerta para mais chuva em Criciúma

Deslizamento de terra em Criciúma - Foto de Divulgação Decom

Devido ao excesso de chuva registrado em Santa Catarina nas últimas 72 horas, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) de Criciúma, está em alerta para risco de chuva forte e deslizamentos de terra na cidade. De acordo com o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram), da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), desde sexta-feira (26), Criciúma acumulou mais de 84,2 milímetros de chuva.

“A Defesa Civil ficará em alerta e vigilância por causa das condições, já que teremos mais chuva durante a semana. O solo está molhado, o que pode resultar em escorregamento de terra e rochas, além alagamentos”, explica o coordenador da Compdec de Criciúma, Valdonir Goulart Candido,

Desde sábado (27), os agentes da Defesa Civil registraram três deslizamentos de terra em Criciúma. Os moradores precisam ficar atentos às condições de terreno para evitar danos.

“É necessário redobrar a atenção. Em casos de urgência, além de acionar a Defesa Civil pelo 199, recomendamos que a família deixe a residência. Estamos prontos para auxiliar e garantir a segurança dos moradores”, comenta Candido. Além de atender pelo telefone 199, a Compdec de Criciúma disponibiliza o telefone (48) 99164-5298.

Recomendações da Defesa Civil

Em casos de alagamentos, a Defesa Civil recomenda que a comunidade evite o contato com a água e não conduza veículos em trechos alagados, além de não transitar em pontilhões e pontes submersas. Os moradores também devem observar qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes.

Telefones úteis em caso de emergência:

Defesa Civil de Criciúma: 199 ou (48) 99164-5298

Corpo de Bombeiros Militar: 193
Polícia Militar: 190

Maria Luiza do Nascimento

Pin It