Lauro Müller comemora 60 anos de emancipação nesta sexta-feira

Lauro Müller

O município de Lauro Müller completa nesta sexta-feira, dia 20 de janeiro, 60 anos de emancipação político-administrativa. Diante da data especial, o Governo do Município preparou uma programação simbólica para marcar o aniversário da cidade neste ano de 2017.

Na quinta-feira (19), às 20h, uma Missa será celebrada na Igreja Matriz. E posteriormente, no Salão de Festas, haverá corte de um bolo comemorativo, que será distribuído a todos os presentes.

Uma programação contemplando uma série de atrações havia sido elaborada pela Administração Municipal. Entretanto, após a enxurrada que atingiu o município no último dia 5 de janeiro, provocando uma série de prejuízos à toda população, inclusive com decreto de situação de emergência, as festividades foram canceladas.

“Ficamos felizes por morar em Lauro Müller, cidade que completa nesta semana 60 anos, e que em tão pouco tempo, já possui uma bela história, conhecida nacional e internacionalmente por abrigar em seu território a belíssima Serra do Rio do Rastro. Infelizmente não temos clima para festejar neste momento, pois há muitas famílias e empresários chorando por terem perdido seus bens, adquiridos ao longo de uma vida com muito sacrifício. Contudo, não podemos deixar de reconhecer todas as conquistas até aqui alcançadas, por isso iremos promover uma programação mais simbólica. Apesar deste momento difícil, temos a certeza de que um futuro promissor está garantido tanto para o município quanto para seus habitantes”, registrou o prefeito Valdir Fontanella.

A História

No dia 11 de janeiro de 1957, o então governador, Jorge Lacerda, assinou o decreto que fixou 20 de janeiro do mesmo ano como a data de instalação do município de Lauro Müller. No dia previsto, às 11 horas, na presença do vice-governador à época, Heriberto Hülse, o ato de instalação foi realizado, dando posse ao prefeito provisório até que as primeiras eleições fossem realizadas.

 

Com isso, o até então distrito alcançou a tão almejada emancipação política de Orleans. Passados 60 anos, embora a população lauromüllense esteja passando por um momento difícil, o momento é digno de comemoração. Afinal, o município é formado por pessoas que, a exemplo da enchente que atingiu a cidade em 1974, batalham para se reerguer a vencer as adversidades. As conquistas advindas do esforço coletivo fazem com que a cidade mantenha-se em constante desenvolvimento.

 

Foto: Rodrigo Luciano.

Pin It