Produtores de leite se reúnem em Lauro Müller e discutem ações para 2017

Uma reunião nessa quinta-feira (6), no auditório do Paço Municipal, contou com a participação de mais de 50 agricultores do município de Lauro Müller, ligados à produção de leite. O encontro serviu para apresentação dos trabalhos que serão realizados no município pela Secretaria de Agricultura e Epagri. Além dos agricultores, estiveram presentes na reunião o vice-prefeito de Lauro Müller, Pedro Barp Rodrigues, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município, Paulo Benedet, e o secretário de Agricultura, Acione de Andrade Izidoro.

Na ocasião, foram apresentados os trabalhos da equipe no município e a programação para o ano de 2017, onde está previsto além desta reunião, oficinas sobre ordenha higiênica, reuniões técnicas sobre implantação e melhoria de pastagens, oficina de jardinagem e paisagismo e palestra sobre autoconsumo.

Foram apresentados também dados do IBGE, onde Lauro Müller foi o município da região carbonífera que mais melhorou a produtividade por vaca e o volume total de leite produzido entre os anos de 2004 a 2015. Em 2004, o município produzia 1.495.000 litros anuais e em 2015 produziu 6.575.000 litros, um aumento de 340%. Em 2004, Lauro Müller era o sexto produtor da AMREC e em 2015 passou para o segundo colocado, perdendo apenas para Orleans, que teve uma produção de 14.653.000 litros anuais.

Segundo o Técnico da Epagri, Paulo César Freiberger, com apoio da Epagri, no município de Lauro Müller, 55% produtores de leite investiram na humanização do trabalho da família através de melhoria de equipamentos e instalações, 53% propriedades leite possuem aproveitamento de dejetos dos animais e 40% das propriedades implantaram o piqueteamento das pastagens. Além da formação de diversos grupos de máquinas e o apoio na implantação de pequenas agroindústrias.

Na reunião também foi explanado sobre os programas de Governo do Estado de SC, como o Programa Terra boa, que subsidia os programas de calcário direto ao produtor, Kit Forrageira e sementes de milho.

Pin It