Professores de Língua Portuguesa participam de formação

Formação Língua Portuguesa - Milena dos Santos 02

A Prefeitura de Criciúma, via Secretaria de Educação, realizou na manhã desta quarta-feira (24), na sede da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), o segundo encontro de formação continuada para os educadores e monitores da área de Língua Portuguesa, do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. O encontro teve como tema central “Argumentação: Sequência Pedagógica”, e foi ministrado pelo professor Guilherme Medeiros Honorato.

Segundo a secretária municipal de Educação, Roseli de Lucca, a qualificação dos educadores da rede municipal faz parte das atividades da Administração. “A formação continuada é um requisito para a melhoria da aprendizagem. Somente através de muito estudo, pesquisa e reflexão sobre as concepções, é que se constrói e realimenta a forma de ensinar. Através deste processo de aperfeiçoamento é possível fazer com que os profissionais passem de forma melhor e adequada os ensinamentos para os estudantes”, destaca.

A qualificação aplicada aos educadores é uma das iniciativas da Prefeitura de Criciúma para melhorar os números do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

De acordo com o palestrante, é importante que o município se proponha a preparar os professores para que levem novidades às salas de aula. “Essas atividades que estão sendo desenvolvidas contribuem muito com a melhora da educação em Criciúma, na perspectiva de somar com o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Educação. Estamos compartilhando experiências. Espero que todo o trabalho proposto estimule e anime os educadores, para que tornem cada dia melhor a educação da cidade”, comenta Honorato.

Conforme a coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação, Andreza Dagostim, investir em formações e cursos é uma das metas para o desenvolvimento da educação municipal. “Estamos pensando na valorização dos professores, e trabalhando para que alcancemos um dos grandes objetivos da Secretaria, que é aumentar a nota do Ideb.

Esperamos que os profissionais aproveitem essa oportunidade, já que eles são os nossos pilares dentro das escolas da rede municipal. Essa formação dos professores serve também para que os alunos possam se preparar não somente para o ano que frequentam, mas para a vida, já que ampliam as atividades de leitura e escrita, presentes em todas as áreas de conhecimento”, explica.

 

Milena dos Santos

Pin It