Programa Mais Médicos envia profissionais cubanos

mais_medicos

Nessa semana desembarcaram dois grupos de médicos cubanos em Santa Catarina, através do Programa Mais Médicos, do Governo Federal. Os profissionais atuarão em 92 municípios, dentre eles, os que pertencem a Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Timbó.

Conforme a coordenadora de Atenção Básica da Gerência de Saúde da SDR Timbó, Alexandra Guidarini Stortti, cinco municípios da SDR foram contemplados com o Programa: Ascurra, Benedito Novo, Rodeio, Rio dos Cedros e Timbó. “Dos cinco municípios, somente dois confirmaram a contratação desses profissionais, que são Ascurra e Rodeio. Os demais, no momento, não possuíam vagas para a área, e o Programa não permite que se tire um profissional médico brasileiro já atuante no município para incluir um do Programa”, explica Alexandra.

Para Ascurra, virá a profissional Aliuska Powell La Rosa. Já Rodeio receberá dois médicos: Liset Batista Perez e Liskeydys Rodriguez Rodriguez.

Segundo dados da Secretaria Estadual da Saúde, até agora Santa Catarina recebeu 57 profissionais estrangeiros inscritos no Programa Mais Médicos. Conforme coordenador do Programa no Estado, Walter Gomes Filho, esse sistema está dando certo no território catarinense, e para janeiro de 2014 está prevista a chegada de mais profissionais.

O Programa Mais Médicos, do Governo Federal, faz parte de um pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Pin It