Projeto pioneiro em SC: Defesa Civil na Escola é implantado em Lauro Müller

1

Com o objetivo de capacitar alunos e professores para atuarem de forma compartilhada e eficaz na gestão de risco de desastres junto a comunidade e a Defesa Civil, o Governo do Município de Lauro Müller, por meio da Secretaria de Educação, lançou oficialmente na manhã desta quarta-feira (24) o programa Defesa Civil na Escola.

Lauro Müller é o primeiro município do Estado de Santa Catarina a receber este projeto que visa inserir no cotidiano escolar uma série de conhecimentos para contribuir com a formação crítica e consciente de professores e alunos.

O encontro aconteceu no auditório do Paço Municipal, onde estiveram presentes, os professores da rede municipal, do Ensino Fundamental II (anos finais), que estão sendo capacitados pelo coordenador regional da Defesa Civil de Criciúma, Rosinei da Silveira, e pelo responsável da Defesa Civil do município de Lauro Müller, Geraldo Conceição. A abertura do encontro contou com a participação do vice-prefeito, Pedro Barp Rodrigues, da secretária de Educação, Lacirene da Silva Ronchi, e do coordenador regional da Defesa Civil de Florianópolis, Ricardo Angelo.

“É uma satisfação e alegria poder estar recebendo este projeto piloto no estado de Santa Catarina, que por meio dos nossos professores, os alunos e a população de nosso município estarão recendo estas importantes informações”, enalteceu a secretária Lacirene.

Representando o prefeito Valdir Fontanella, o vice-prefeito Pedro Barp Rodrigues registrou a importância da Defesa Civil no município. “No último dia 5 de janeiro, quando fomos atingidos pela forte enxurrada, começamos a ter mais conhecimento sobre as ações da Defesa Civil. Hoje temos a consciência do quanto este órgão é importante, e agora, vamos estar orientando nossas crianças e adolescentes, que são a base de tudo, e atuarão a partir de agora como disseminadores de informação”, destacou.

O material de apoio pedagógico será fornecido pela Secretaria de Estado da Defesa Civil e as aulas serão proferidas com o apoio da Defesa Civil de Lauro Müller. Conforme o coordenador regional, Rosinei da Silveira, a formação terá duração de quatro meses, com encontros quinzenais, e será organizada em quatro módulos, totalizando oito encontros, contemplando conteúdos de gestão de risco e outros temas afins.

 

Pin It